sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Explicação do Método de Miller

"Como se Procede:
Dia 1 - Preparação da colmeia - mãe fornecedora de larvas.
a) Selecciona-se dentro do Apiario, uma colmeia bem forte, dócil e saudável, com muita população e que tenha dado provas de boa poedeira e de boas colheitas, a que chamaremos colmeia-mãe fornecedora de larvas.
b) Prepara-se um quadro do ninho com meia folha de cera moldada.
c) Coloca-se esse quadro no centro do ninho da colmeia-mãe. Não tarda que as obreiras puxem a cera e a rainha começa a por ovos.
Dia 3 - Preparação das Células reais.
Orfaniza-se uma colmeia forte de características semelhantes à colmeia-mãe, a que chamaremos colmeia criadeira, reforçada com abelhas jovens segregadoras de geleia real, para a produzirem em grandes quantidades e alimentarem bem as células reais.
As abelhas jovens obtêm-se por sacudidela. Segura-se o quadro do qual vamos separar as Abelhas, sacudindo-o suavemente na vertical de um ninho ou alça, com uma pancada seca na base.
Na primeira pancada separam-se as abelhas mais velhas. Na segunda, que deve ser mais severa, caiem as de media idade, ficando as mais jovens aderentes ao quadro. São estas Aderentes que vão reforçar a colmeia órfã criadeira pelo processo do jornal.
Dia 7 - Preparação da colmeia órfã criadeira
a) inspecciona-se a colmeia criadeira que já têm células reais com quatro dias, devido a orfandade recente.
b) Desfazem-se todas as células reais.
c) Retira-se da colmeia Fornecedora de larvas, o quadro com a meia folha de cera moldada, que já esta puxado e repleto de larvas e ovos.
d) Corta-se a cera do quadro em curva, pela área abrangente dos ovos.
e) Raspam-se as Larvas ou ovos de 3 em 3 alvéolos.

Alarga-se a célula que fica com o ovo ou larva jovens, com o auxilio por exemplo, de uma tampa de esferográfica, isto para estimular as obreiras à construção dessas células reais.
Depois de Preparado o quadro com o corte, mete-se no centro do ninho da colmeia criadeira. Aqui a operação tem de ser rápida com todos os movimentos suaves, para não perturbar as abelhas no seu trabalho.
Com o Aperfeiçoamento deste método, muitos apicultores utilizam outros formatos de cortes de cera, com a finalidade de aumentar o número de células num só quadro."

Texto retirado do livro: Tratado Prático de Apicultura                  



Cump


Malijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário