segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Núcleos de Fecundação Caseiros





Espero que Gostem.

Cump
Malijo

10 comentários:

  1. Belo trabalho! É a paixão do apicultor, mesmo em época de defeso, continua a sonhar com a próxima Primavera.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sr Octávio, sim a apicultura é uma das minhas Grandes paixões, e acho que todos nos já sonhamos com a próxima Primavera :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boas. Sem duvida um belo trabalho. Será que agora podia dar um explicaçao de como isto funciona posteriormente? Como é que a rainha é la posta, como arranjamos abelhas para la por, o tempo necessario para se alcançar o objectivo... essas coisas. Ficaria muito agradecido

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  4. Ola Sr Fernando, em relação as suas duvidas, é só retirar um punho de abelhas duma colmeia e dar umas borrifadelas com água para não voarem, e depois coloca-las no núcleo de fecundação.

    A Rainha costumo introduzi-la com uma gaiola e um bocadinho de candi que deve estar perfurado para as abelhas o removerem mais facilmente.

    Em Relação ao tempo que demora uma Rainha a fecundar presumo que seja entre 1 a 2 semanas tenho de prestar mais atenção ao tempo que levam a fecundar.

    Cump

    Malijo

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Essas abelhas sao provenientes de uma colmeia orfã?
    E quanto á colocação da rainha, se a colocar ainda dentro de um alveolo real proveniente de um quadro porta cupulas, como é que devo fazer?
    Cump

    ResponderExcluir
  6. Esse nucleo que apresenta na foto dá para fecundar quantas rainhas ao mesmo tempo? 1 ou duas? Pergunto isto por causa daquela divisão central

    ResponderExcluir
  7. Ola Sr Fernando, o Nucleo de fecundação da foto da para fecundar 2 rainhas, as abelhas eu costumo retirar sempre de uma colmeia bem povoada e com rainha, mas de uma órfã penso que resulte melhor.

    Quanto a introdução da rainha em alvéolo real experimentei duas vezes uma correu mal e outra resultou, ainda estou em fase de experiências nessa parte :)

    Cump

    Malijo

    ResponderExcluir
  8. Pois, eu tambem ainda ando em fazes iniciais na api :) so tenho 46 povoadas, mas foram obtidas pelos desdobramentos mais normais. assim com este metodo poupa-se mais tempo.
    Quanto ao candi, é voce que o faz? como é que se faz? vou construir dois nucleos de fecundaçao e experimentar os 2 metodos(rainha com candi e rainha em alveolo real) quando chegar a epoca :) estou mesmo entusiasmado :D
    Cump
    Fernando
    (P.S., pode tratar.me por tu, ainda sou muito novo, 19 anos)ahah abraço

    ResponderExcluir
  9. hahah eu tenho 18 anos, vou fazer 19.

    O entusiasmo é normal, quanto ao candi costumo comprar, mas tenho a receita para fazer caseiro, mas como não é muito caro nunca experimentei fazer.

    vou deixar-lhe aqui o meu email para me contactar :)

    delmarfr@hotmail.com

    cump

    Malijo

    ResponderExcluir
  10. Já adicionei, quando adicionares, manda qualquer coisa, costumo estar como offline e posso nao dar conta que estas on.

    Abraço

    ResponderExcluir