quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Colmeia para multiplicar enxames.

Colmeia feita por mim, limitei-me a juntar dois ninhos,
separados por uma rede excluidora de rainhas.
O objectivo é dividir um enxame, pondo a rainha e 5 quadros num dos lados e no outro lado os 5 quadros sem a rainha mas com bastante criação do dia.
As abelhas amas do lado que não tem rainha vão sentir a sua falta e vão fazer uma para elas a partir da criação do dia.
Quando a rainha tiver nascido e ter começado a sua postura, deve-se mudar os quadros de-se lado para um núcleo ou um ninho, e pronto esta um enxame feito.
Agora é esperar que a parte da colmeia que ficou com a rainha "primitiva" encha os 10 quadros, depois é repetir o processo e fazer outro enxame.

Foi em 2010 que fiz essa experiência, consegui fazer 2 enxames e ainda me encheu 2 meias alças :) 

3 comentários:

  1. Boas Malijo, Gostei da tua ideia. Estou a experimentar uma coisa do genero tambem. Mas estou com uma duvida, no ninho que supostamente vai ser para colocar os quadros retirados da colmeia mãe fica com alguma saída ou continuam-se a servir pela mesma saída da colmeia mãe?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ola Luís, Os quadros 5 quadros retirados da colmeia mãe têm de ter uma saída, espero que lhe corra bem :)

    Desculpe a demora a responder.

    Cump
    Delmar Rodrigues

    ResponderExcluir