sexta-feira, 9 de março de 2012

Vespa Crabro

Um dos Grandes Problemas de Apicultura hoje em dia, a vespa Crabro consegue destruir colmeias em poucos dias se o apicultor não fizer nada, o que se pode fazer na minha opinião quando um apiario esta a ser atacado fortemente é tirar as colmeias desse apiario para um terreno com menos árvores velhas pois é nos buracos das árvores velhas que eles fazem o ninho, por vezes também o fazem em buracos no chão mas é mais frequente nos buracos das árvores, outra maneira de salvar o apiario de esses ataques constantes é dar uma volta pelas arvores mais velhas que haja por ali e encontrar os ninhos das vespas e mata-las. Muitos apicultores optam por irem matando uma ou outra que encontram a tentar apanhar abelhas a entrada das colmeias mas isso não é solução.

 Quando matamos um Enxame de Vespas (no caso da imagem foi com Óleo) uma das maneiras de nos certificarmos que fica totalmente destruído é matando a Rainha das vespas, tal como na Imagem.
Há Varias Maneiras de matar enxames de vespas Crabro, há quem utilize Gasóleo, gasolina, mafú, nexa, e a minha preferida a dita Cola dos Ratos que vou explicar como Funciona.

Método com a Cola dos Ratos
Penso ser a mais eficaz pois mata os que entram e os que saem do ninho, pode-se aplicar nuns pauzinhos a entrada do ninho ou então colocar mesmo directamente na entrada do ninho, a Vespa Crabro têm uma “camaradagem” muito Interessante, vou agora contar um episódio que se passou cmg: Andava eu a tentar encontrar um ninho nas redondezas do apiario quando me lembrei que podia prender uma fita a uma vespa e segui-la ate ao ninho. Depois de ter a fita já Presa a vespa solteia, ela sobrevoou os carrascos ate que pousou no galho de um emitindo uns estalidos estranhos, de repente outra vespa aparece, eu aproximei-me para ver o que estavam a fazer as duas vespas, não é que estavam as duas a cortar a fita que eu lhe tinha colocado então pensei isto é pura camaradagem a vespa da fita pediu ajuda talvez com aqueles estalidos esquisitos que emitia e então uma outra vespa veio ajuda-la, conseguiram cortar a fita as duas e depois fugiram.
Por isso a cola dos Ratos Funciona Perfeitamente, ao cair a Primeira elas vão tentar ajuda-la e começam a ficar todas coladas, uma autentica Matança de Vespas Crabro.
Aqui está um belo exemplo dos pauzinhos com cola a entrada do ninho, essa cola dos Ratos  pode ser adquirida em casas da Lavoura.
A Criação da Vespa Crabro que é parecida com a das Abelhas, começa na fase de ovo como se pode ver na imagem, é parecido com a criação do dia das Abelhas, depois atravessa varias fazes ate estar selada, nas Abelhas são as obreiras que selam a criação, mas nas Vespas Crabro a própria criação produz uma espécie de seda que com ela se opércula. 

Cump

Malijo

2 comentários:

  1. Aparecem já há alguns anos por esta altura vespas em casa. Tenho dois bebés em casa e não sei como matar as vespas. São enormes comparadas com as ditas normais. Agradeço desde já a atenção. Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia, peço desculpa pela demora a responder. Talvez o melhor seja chamar um apicultor ai de perto ou alguem com um fato para nao ser picado e queimar o ninho todo e destruir tudo, para ver se elas nao voltam!

    Cumprimentos
    Delmar Rodrigues

    ResponderExcluir